domingo, 26 de outubro de 2008

Boca-a-boca

Basta eu ir para uma festa ou simplesmente um encontro com amigos para que alguém me pergunte sobre um determinado carro, principalmente sobre a linha na qual estou trabalhando. As vezes me pergunto, porque as montadoras gastão tanto dinheiro com a mídia se bastaria fazer ótimos comerciais com seus funcionários. Afinal é no boca a boca que se faz o melhor comercial , vc compraria um produto no qual o funcionário que trabalha com ele fala que é ruim? Bom eu não compraria depois de muita pesquisa, pois se quem trabalha diz que é ruim porque eu vou cair na besteira de comprar. Temos muitos comerciais, muitas fontes de informações, mas sempre prevalece o boca a boca. Não quer dizer que um bom comercial não tenha grandes impactos, mas um bom comercial interno poderia ter um grande impacto e de grande importância, para alavancar muitas vendas.
Vejo como exemplo o meu Estado onde os produtos novos tem grande dificuldade de entrar neste mercado que de certa forma é fechado. Pois uma grande parte dos gaúchos preferem produtos da nossa terra, e fazem esta escolha sem se dar por conta as vezes. Se tu gaúcho acha que estou falando besteira, basta lembrar em alguma ocasião quando pegou a embalagem de um produto qualquer e viu que foi feito perto de onde mora. Mas basta este produto cair na graça do povo para ter um grande mercado.
Investir em grandes comerciais é muito bom, abre muitas portas mas para estas se manterem abertas tenha um bom relacionamento principalmente com quem está perto. Você nunca foi indicado a uma vaga por um amigo, se não passe a se preoculpar afinal você tem muito que melhorar, principalmente na sua propaganda pessoal.

Um comentário:

Shirlei Marina disse...

Realmente o boca a boca é tudo! Se alguém em quem você confia te diz que aquilo é bom você vai querer pagar pra ver! Agora a nossa publicidade também consegue nos atrair tanto, porque mais do que vender um produto vende promessas, promessa de status, poder, se você comprar aquele carro vai ser mais poderoso, se comprar essa maquiagem vai ficar mais deslumbrante e ser vista pelos outros de forma diferente e por aí vai... por isso temos que ficar muito atentos pra não cair em tantas promessas que na verdade podem nem se concretizar1!