terça-feira, 31 de março de 2009

Farol auxiliar e suas diferenças

Quem já não ficou sem ver nada em neblina, e quem já não ficou achando a luz alta do farol muito “fraca”. Se você se enquadra em qualquer uma destas opções, e busca acabar com essa “falta de visão”, então ta na hora de instalar um farol auxiliar.

Vou hoje falar de algo que causa muita confusão, os “faroletes” ou faróis auxiliares.
Primeiramente temos que explicar uma diferença que causa muita dúvida, indignação e até mesmo raiva, quando precisamos do acessório. Temos basicamente dois tipos de faroletes: os faróis de milha e os faróis de neblina.

Faróis de milha

É um tipo de farol auxiliar, normalmente ligado junto com a luz alta do farol original dos veículos. Este tipo de acessório é utilizado para aumentar o alcance do farol de luz alta, normalmente utilizado em caminhonetes e veículos fora de estrada.

Não pode estar ligado sempre pois ofusca a visão dos demais motoristas a frente e no sentido contrario.

Normalmente é utilizado nos chamados veículos de trilha, pois é muito usado fora de estrada.

Faróis de neblina

É um tipo de farol auxiliar, que como o próprio nome diz, deve ser utilizado em neblina.

Este item é bem comum nos veículos, e pode ser instalado caso não venha originalmente no veículo mas devemos utilizar itens homologados de preferência os originais pois se encaixam com mais facilidade. Alguns veículos mesmo não tendo o acessório instalado já espera na parte elétrica. É um farol de curto alcance. Sua instalação deve ser feita na parte inferior do veículo mais próximo ao solo normalmente é instalado no pára-choque, sempre no dianteiro.

Ele é instalado na parte de baixo do pára-choque, para ficar abaixo da neblina que sempre fica há alguns centímetros do solo. E por isso ilumina a estrada abaixo da neblina, o que nos possibilita uma melhor visibilidade, pois acabamos vendo através da neblina. É um item muito importante, e que muitas vezes, ou, na grande maioria dos casos, é utilizado como item estético, e o proprietário do veículo as vezes nem sabe utilizá-lo de forma correta.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois, é só instalar o que melhor se adapta a seu tipo de utilização.

Nenhum comentário: