terça-feira, 31 de março de 2009

Será que devo olhar água e óleo no posto

Depois de tanto pensar em que escrever, vou começar a falar de carro. Tem muita gente com dúvidas, e nem se dá por conta. Por exemplo quando você para no posto de combustível, e o frentista pergunta como ta água e óleo, o que você pensa? Lá vem alguém querendo me empurrar algo! Mas será mesmo? Eu particularmente não aconselho que se abra o capô nos postos, pois normalmente os frentistas não são pessoas treinadas, e acabam falando um monte de besteira e se tratando de comercio eles tem que vender, e aí o motorista desatento e/ou inseguro acaba muitas vezes aceitando.

E agora se será que fez certo? Dependendo da técnica de venda desta pessoa você pode estar comprando um item dele. E será que precisava. Você deve estar achando que sim. Mas posso dizer que provavelmente, ou ainda quase certamente, não.

Ainda mais se o que foi feito foi apenas completar com algum produto. Isso se explica fácil, fácil, você eu/ou o frentista sabem que tipo de aditivo ou líquido especifico utilizar de acordo com o fabricante. Vamos analisar o óleo do motor por exemplo. O período de troca de óleo é estipulado pelo fabricante, somente pelo fabricante do motor/veículo, e não pelo fabricante do óleo. Não existe óleo para 10000km, 15000km. Na realidade o mesmo óleo pode ser trocado em um determinado veículo aos 10000km e o mesmo óleo se trocado em outro aos 15000km. E olha que pode variar inclusive dentro da mesma linha e com o mesmo modelo depende de estudos feitos pelo fabricante. Portanto como saber qual determinado item deve ser colocado no seu veiculo? Essa sim é uma pergunta bem simples de ser respondida. Basta olhar no manual do seu veículo. E se por acaso não o tenha mais, pode ligar para uma concessionária da linha que com certeza o pessoal vai saber dizer, mas cuidado pois as vezes o seu veículo pode utilizar mais de um ttipo de óleo, mas estes não podem ser misturados.

E vejam bem isso vale para qualquer item de manutenção do teu veículo: aditivo do sistema de arrefecimento, fluido de freio, óleo de cambio sendo este um item em especial pois em grande parte dos veículos novos é livre de manutenção tendo em alguns o único cuidado de completar eventualmente.

Um outro item importante que devemos ter em mente é que normalmente temos a mania de achar que tudo tem que estar perfeito, no máximo e isto pode ser um grande risco para o teu veículo. Voltando ao exemplo do óleo, este quando verificamos o nível na vareta de verificação tem duas marcas: mínima e máxima, aí é que temos que ter cuidado pois se o nível estiver entre as duas marcas está bom acima do mínimo e abaixo do máximo. Mas e aí qual o perigo então? Dependendo do fabricante e ano do veículo temos que ter o cuidado é qual a situação para verificar este nível. Se for com o veículo frio, temos que ter muito cuidado pois ao completar pode estar colocando óleo em demasia o que pode causar problemas sérios no motor.

Portanto a não ser que tenha certeza de qual item colocar, e se é o momento certo não deixe que qualquer um coloque as mãos no teu veículo, e temos que ter grande cuidado com os mecânicos de confiança, pois estes muitas vezes não se atualizam e poderiam trabalhar muito bem naquele teu veículo mais antigo, já neste novo ele até pode tentar a acabar causando um dano ainda maior e te trazer um custo de manutenção ainda maior.

A única coisa certa é ao menos saber qual o período das manutenções preventivas do teu veiculo, e mante-las em dia, pois a chance de ocorrer algum dano passa a ser menor, e ainda não precisa ficar deixando o frentista ou qualquer outro metido ficar mexendo no teu carro, e o melhor de tudo o custo da manutenção preventiva, é muito menor que o da corretiva.

Vou passar a escrever mais sobre pequenas curiosidades que temos sobre os veículos, ainda vou falar mais sobre óleos, e se alguém quiser perguntar algo fique a vontade pode perguntar a vontade, se não souber vou pesquisar e respondo.

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